Gargoyles

Gargoyles

 

Gargoyles (no Brasil, Os Gárgulas, e em Portugal, As Gárgulas) é uma série animada estadunidense. Transmitida originalmente nos Estados Unidos entre 24 de outubro de 1994 e 15 de fevereiro de 1997, foi considerada uma das séries mais ambiciosas da Disney por ser dirigida a um público mais adulto e com um tom mais sombrio.[carece de fontes] Esta série televisiva teve uma vida mais curta nas histórias em quadrinhos, tendo sido publicados apenas 11 números pela Marvel Comics em 1995.

A série é conhecida por seu complexo histórico e dramático. Um claro exemplo disso é o capítulo Força Mortal da primeira temporada o qual mostra as conseqüências da violência com armas, incluído uma cena explícita de ferimento a bala. O desenrolar dos personagens pode-se ver claramente ao longo da série que, inicialmente, está relacionada com histórias medievais, particularmente com reis e princesas da Escócia, e também com a mitologia mundial como, por exemplo, o Rei Artur e a mitologia nórdica, além de obras de William Shakespeare como Sonho de uma Noite de Verão e Macbeth.

Quando a série foi cancelada, os fãs pressionaram a Disney a continuar com um novo material e, atualmente, a série ganhou continuidade em uma revista em quadrinhos, de mesmo nome (Gargoyles), escrita por Weisman e produzida por Slave Labor Graphics.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gargoyles