IKIGAI – mudando paradigmas internos

IKIGAI – mudando paradigmas internos

 

É interessante como o mundo dá voltas, as mudanças acontecem e estamos sempre nos pegando observando o que passou, o que aprendemos e o que queremos para a nossa vida daqui pra frente.

Estamos sempre buscando algo para nossas vidas, seja material, intelectual, espiritual ou emocional. Não que estejamos insatisfeitos com a própria vida, mas porque ao evoluirmos, ao darmos um passo de cada vez e de aprendermos algo novo todo dia, sempre nos questionamos se estamos no caminho certo, se a decisão tomada foi a melhor, se estamos nos empenhando e se podemos melhorar mais.

Claro que dentro do universo de percepção e de compreensão de vida e de mundo pessoal, que é diferente de você e da sua forma de enxergar/interpretar o mundo.

Você já se pegou fazendo estas perguntas? Você já se pegou perguntando se esta tudo certo? Ou você apenas vive e o que o destino lhe trouxer esta de bom tamanho?

Eu me pego sempre fazendo estas perguntas, principalmente quando mudanças grandes acontecem em minha vida. E é por isso que estou sempre estudando, buscando respostas. E na minha busca por respostas que acalmem minha mente e meu coração, eu me pego estudando símbolos, signos, civilizações, arquétipos e o ser humano. Eu me pego testando toda informação que chega às minhas mãos e aos meus ouvidos.

Recentemente, estive e ainda estou estudando dois conceitos japoneses: IKIGAI e KYOSEI. IKIGAI significa: “razão de ser”. KYOSEI significa: “viver e trabalhar em conjunto para o bem comum”.

KYOSEI esta contido no conceito do IKIGAI e será o norte das empresas dentro de alguns bons e longos anos. Não é meu foco de estudo, mas faz parte dele.

IKIGAI é mais do que uma filosofia de vida, é um norte interno a seguir, é uma forma de viver e de ver o mundo. Não por ser um conceito milenar, mas por que funciona.

Esta filosofia é ilustrada através de uma mandala de quatro esferas que se cruzam, formando uma flor de quatro pétalas e um miolo, que representa o ideal de tudo – o equilíbrio: IKIGAI.

IKIGAI reúne os quatro conceitos da existência de um ser humano: o que você ama, o que o mundo precisa, o que você é pago pra fazer e o que você é bom em fazer. Estes conceitos nos direcionam para o nosso norte interno. E abrange tudo a nossa volta.

O que você ama fará você levantar todos os dias pra realizá-lo. O que o mundo precisa nos sinaliza em relação ao que podemos fazer de nossas vidas, que o mundo vai absorver por precisar desta atividade ou deste serviço ou deste produto, fazendo parte do conceito de KYOSEI. O que você é pago pra fazer é o que vai pagar suas contas. No que você é bom são suas habilidades. Habilidades são treináveis.

Unir o que você ama com o que você é bom significa ter paixão. Unir o que você ama com o que o mundo precisa significa ter uma missão. Unir o que o mundo precisa com o que você é pago pra fazer significa ter uma vocação. Unir o que você é pago pra fazer com o que você tem habilidade significa ter uma profissão. Unir as quatro esferas é fazer o IKIGAI acontecer em sua vida: amar o que se faz, ser bom no que se ama fazer, trabalhar com o que se ama e fazer o que o mundo precisa.

IKIGAI não se resume à esta mandala. Na prática, ela nos torna úteis e conscientes de nós mesmos, da dimensão do “aqui, agora”, da responsabilidade de fazermos parte de uma comunidade de forma ativa e de propagarmos a nossa felicidade interna por onde passarmos.

Parece utópico? Parece, mas é mais comum do que você imagina. E dentro em breve, as empresas entenderão que um funcionário que faz o que gosta ou o que ama, faz seu serviço com muito mais foco, atenção e motivação internas. O que é diferente de alguém que não gosta do que faz e faz por obrigação e por falta de oportunidade de fazer o que gosta de fazer. Se é que este funcionário tem consciência do que ele gosta de fazer.

Pare, analise: onde você esta e para onde quer ir dentro de alguns anos. Mude e retire da sua vida o que você não quer pra você daqui pra frente. Estude, treine suas habilidades e busque se melhorar sempre. Tudo é processo, é ciclo. Se você se melhorar, o mundo melhora. Espalhe felicidade e você verá que a felicidade voltará para você multiplicada.

Apenas não tenha pressa. Comece pequeno e pratique todo dia. Crie metas pequenas para prazos pequenos. Conclua metas médias ao finalizar um conjunto de pequenas metas. Motive-se todo dia e siga em frente. Aos poucos, a vida vai modificando e se tornando o que você quer pra você.

IKIGAI é muito mais do que este pequeno texto. E diz respeito a manter-se ativo, mesmo depois de se aposentar, a fazer o que você gosta devagar. Diz respeito a rodear-se de amigos, a cuidar de si, ficando em forma, a sorrir, a ter contato com a natureza, a viver o momento, a agradecer e, principalmente, a ter resiliência: que é praticar todo dia o que se gosta, a concentrar-se em seus objetivos e a ter foco em sua vida.

Este mundo é grande demais, oportunidades podem ser criadas e podem surgir a todo momento. Basta que sejamos resilientes e sigamos o nosso coração em tudo.

A vida sempre dá certo. Apenas pare de ir contra você mesmo.

Obrigada por me lerem.

https://www.linkedin.com/pulse/ikigai-mudando-paradigmas-internos-andr%C3%A9a-giorgini/?published=t